Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Direito de usufruto de imóvel pode ser penhorado para garantir pagamento de débito trabalhista

há 7 anos

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região autorizou a penhora sobre direito de usufruto de imóvel, em atendimento a pedido feito pela parte reclamante.

As questões giravam em torno de reclamatória trabalhista distribuída em 1995, na qual as partes firmaram acordo, todavia, a reclamada liquidou apenas a 1ª parcela.

Diante da inércia da empresa em relação à quitação da dívida trabalhista, o ex funcionário recorreu ao TRT 3ª Região, requerendo a penhora de um imóvel de propriedade de um sócio, usufrutuário do imóvel.

O requerimento do ex funcionário deu-se por recurso fundamentado pelo art. 897 do Código de Processo Civil e foi acolhido pelo Regional, autorizando a penhora sobre o direito de usufruto.

Na prática, o imóvel deverá ser alugado pelo exequente (ex funcionário) por prazo suficiente para a quitação do crédito, ou seja, do ponto de vista da efetividade, ocorrerá o pagamento da dívida originada na reclamação trabalhista.

Observe-se que, o art. 916 do Código de Processo Civil, que permite o parcelamento de débitos em até 07 vezes, poderá ser aplicado também nas execuções trabalhistas.

Por Ana Maria Teixeira


Postado por MRA Advogados

  • Sobre o autorAdvogada titular do escritório Fabiana Villela Magalhães Advocacia
  • Publicações8
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações157
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-de-usufruto-de-imovel-pode-ser-penhorado-para-garantir-pagamento-de-debito-trabalhista/421103497

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)